sábado, 2 de julho de 2016

O Verão e o Sol, são o nosso Coração!



Agora que cheira a Verão, e o aroma dos bronzeadores, já se vai sentido …vem-me à memória um tema que entendo ser vital e estratégico, para o desenvolvimento da economia nacional, ele é o Turismo.

Isto porque infelizmente o nosso único recurso natural, é o clima, juntamente com a nossa especial forma de estar dos portugueses, quando recebem alguém que vem de fora (interno ou externo), onde a hospitalidade, simpatia, e de bom grado, são inerentes as características do nosso povo.

Apesar de dizerem que somos um povo triste, temos aquilo que outros não têm…os afectos e a vontade do acolhimento e partilha no que de melhor temos. Não nos podemos esquecer daquela frase que diz uma verdade insofismável…”O Turismo, é um dos maiores instrumentos de diálogo entre os povos”…e nisto os portugueses são os campeões!

Sendo assim, há que aproveitar o que temos de melhor e da melhor forma, porque outros embora gostassem, ainda não nos conseguiram extorquir este nosso melhor recurso natural... Acho assim, porque, pelo andar da “carruagem” com aquilo que os principais “Senhores dos Anéis”, deste mundo, vão impondo de maléfico ao planeta, qualquer dia tudo fica mais cinzento na terra.

È num quadro de importância, que entendo ser de todo primordial, que se veja o Turismo, como uma actividade essencial, senão quase até a única, para o desenvolvimento económico de Portugal.
Senão vejamos: No campo do emprego, é um dos sectores com maior empregabilidade e onde a qualificação, é uma exigência premente, pois implica o contacto com as várias culturas, logo exige uma formação vocacional e orientada para o outro/cliente – No item económico é dos que mais dá riqueza para o PIB nacional, contribui para as exportações e consequentemente para a balança comercial – No campo ambiental, acaba por ser um elemento fulcral, para a protecção do meio-ambiente, bem como para a valorização do património. No campo da identidade nacional, potencia a nossa cultura e a nossa história secular.

Infelizmente para mal do nosso país, não deslumbro muito mais sectores de actividade com tanto potencial para crescer e se desenvolver, gerando assim verdadeira riqueza, para além do Turismo, (OK, tirando talvez o futebol).

No actual contexto económico nacional e internacional, global, tenho para mim que aposta neste ramo de actividade, é fundamental para alavancar o nosso crescimento, torna-se inevitável começar a desenvolver soluções que sejam catalisadoras de criarem confiança nos agentes deste sector, para que o investimento cresça.

Mas só com o máximo de aproveitamento das várias sinergias internas é que conseguiremos demonstrar que somo um destino apetecível, seguro e belo, tal qual “um oásis no deserto”, potenciando assim a procura turística pelas nossas praias e rios, gastronomia, cultura e património.

No entanto urge efectivar uma dinamização mais abrangente a todo o território (e não só de Lisboa, Algarve e Ilhas) é de todo essencial que se criem os equilíbrios económicos e ambientais de modo a que a sustentabilidade e optimização dos recursos, não sejam destruídos pela sua massiva utilização.